Você sabia que alguns alimentos ricos em selênio podem ajudar a prevenir problemas de tireoide ?
- arturboschi
- 17 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

Existem alguns pacientes com predisposição a desenvolverem doenças de tireoide, principalmente aqueles com familiares próximos que são portadores de tireopatia.
Uma estratégia que pode ajudar a prevenir doenças na tireoide é investir numa fonte alimentar que seja rica em selênio. Este mineral muito presente na castanha-do-pará, os ovos e e o feijão tem sido estudado como fator importante nas patologias de tireoide.
Existe um relato de possível prevenção de tireopatia com a suplementação de selênio em portadores de anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO). Um grupo grego de pesquisa forneceu tratamento com cápsulas de selênio para 80 pacientes que eram portadores de níveis sanguíneos elevados de anti-TPO. Essa estratégia reduziu as quantidades desses anticorpos que são responsáveis pela doença de tireoide e poderiam reduzir o risco de desenvolver tireopatia no futuro.
Mesmo os pacientes já portadores de doenças de tireoide poderiam se beneficiar. Alguns pacientes com hipertireoidismo podem sofrer inflamação ocular aguda relacionada a doença de tireoide e em alguns raros casos pode ser grave. Existe um trabalho que descreveu uma melhor evolução da lesão ocular nesses pacientes com a reposição de selênio associada ao tratamento adequado da doença de tireoide.
Portanto, apesar de dispormos de poucos estudos e que foram realizados em poucos pacientes, a ingesta de alimentos contendo selênio pode ter algum papel na prevenção de doenças de tireoide. Dessa forma, uma alimentação com 1-2 castanhas-do-pará por dia poderia ajudar a prevenir doenças de tireoide e suas consequências nas pessoas em risco.
Referências: Thyroid. 2007;17(7):609; N Engl J Med. 2011;364(20):1920







Comentários