top of page

Diabetes e COVID-19

  • Foto do escritor: arturboschi
    arturboschi
  • 16 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

A pandemia de SARS-Cov-19 é o maior desafio de saúde pública desta geração de médicos em atividade. Os relatos chineses e europeus tem definido que os pacientes com diabetes estão em risco de apresentar piores desfechos quando contaminados com a COVID-19, incluindo relatos de mortalidade 3 vezes maior do que os pacientes sem comorbidades. Tais fatos tornam esse grupo de pacientes em foco de atenção dos Serviços de Saúde.


A COVID-19 tem criado desafios no atendimento de pacientes crônicos diabéticos. Em decorrência de fechamentos de clínicas ambulatoriais por ordem sanitária ou afastamentos de profissionais de saúde por contaminação, os pacientes não dispõem de acesso ao seu acompanhamento rotineiro. Dessa forma, a qualidade de seu tratamento é prejudicada e eles ficam em risco de complicações crônicas graves e por vezes irreversíveis.



Além da falta de atendimento disponível, as medidas de isolamento domiciliar, que são recomendadas nesse momento da pandemia, prejudicam o estilo de vida saudável necessário para um bom controle metabólico. O afastamento social reduz os níveis de atividade física, o acesso à opções dietéticas saudáveis e piora da saúde mental. Dessa forma é previsível que acontecerá maior demanda de atendimentos de emergência por pacientes com doenças metabólicas indiretamente correlacionadas com a COVID-19.



Essa complexidade atual abrirá espaço para novas tecnologias no atendimento dos pacientes, incluindo a telemedicina, como técnica de monitoramento e educação nos pacientes com diabetes. Os desafios se encontram na regulação, sigilo e remuneração adequada desde meio de conexão.

Em resumo, os impactos da COVID-19 na saúde pública não se resume aos infectados por Sars-Cov-19 nas UTIs. O adequado seguimento clínico das comorbidades crônicas dos pacientes, sobremaneira os mais idosos, é um dos pilares no controle da sobrecarga do Sistema de Saúde pública neste momento de fragilidade de todos nós.


Referencia:

Wake, D., Gibb, F., Kar, P., Kennon, B., Klonoff, D., Rayman, G., Rutter, M., Sainsbury, C., & Semple, R. (2020). Endocrinology in the time of COVID-19: Remodelling Diabetes Services and Promoting Innovation, European Journal of Endocrinology, , EJE-20-0377. Retrieved Jun 17, 2020, from https://eje.bioscientifica.com/view/journals/eje/aop/eje-20-0377/eje-20-0377.xml

 
 
 

Comentários


bottom of page