top of page

Hipotireoidismo – Vilão do Combate ao Excesso de Peso ?

  • Foto do escritor: arturboschi
    arturboschi
  • 8 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de jun. de 2018

Os pacientes costumam se preocupar com o seu peso e, na sua luta diária, frequentemente culpam a tireóide pela sua dificuldade de lidar com a balança. Afinal, qual a importância da tireóide no excesso de peso?

Começamos entendendo que a tireóide é a maior glândula endócrina do corpo humano, localizada na região anterior do pescoço um pouco abaixo do pomo-de-adão (cartilagem tireóide) o qual é praticamente abraçado pela glândula. Ela recebeu este nome em decorrência de seu formato semelhante a um escudo de batalha (do grego thyreos = escudo).

Esta glândula é responsável pela produção dos hormônios tireóideos (tiroxina) os quais possuem importante papel na formação fetal durante a gestação, no metabolismo corporal geral (definindo o consumo de oxigênio e produção de calor – quase como uma “marcha lenta”do organismo) entre outras ações. Dessa forma, é esperado que todas as pessoas tenham determinados níveis de hormônios provenientes da tireóide em seu sangue. O excesso ou redução das quantidades desses hormônios acarreta sintomas clínicos e em graus mais graves determinam doenças.

O hipotireoidismo é a síndrome clínica provocada pela secreção diminuída de hormônio tireoideo com conseqüente redução da velocidade dos processos metabólicos como: perda de memória, sensação de frio, inchaço corporal, queda capilar, fraqueza ungueal, constipação intestinal, cansaço físico e ganho de peso.

Assim, nem todos os pacientes com hipotireoidismo terão ganho de peso e nem todos portadores de obesidade terão distúrbios tireóideos apesar da associação existir. Importante frisar que as variações de peso relacionadas a distúrbios tireóideos costumam ser de pequena quantidade de quilos, ou seja, grandes ganhos de peso são mais relacionados aos maus hábitos de vida (sedentarismo e excessos alimentares) do que a tireoidopatias.

O diagnóstico é feito após exame clínico no consultório e confirmado com a realização de exames sanguíneos simples. Alguns pacientes em especial possuem dificuldades de chegar ao diagnóstico e a avaliação especializada pelo endocrinologista pode ajudar a evitar confusões diagnósticas.

Tratamos o hipotireoidismo com o uso de levotiroxina sintética a qual possui ampla disponibilidade na rede pública, fácil utilização e com pouquíssimos efeitos colaterais. Dessa forma, o hipotireoidismo é uma doença muito comum, com sintomas variados e grande repercussão na qualidade de vida que pode ser facilmente superada pelos pacientes com tratamento adequado e o apoio do médico endocrinologista.

E no final das contas, quando os pacientes perguntam se a tireóide é causa de seu excesso de peso, qual é a resposta? Provavelmente não é a principal culpada, talvez uma cúmplice, que pode ser desmascarada pelo medico endocrinologista, mas nunca a algoz inescapável que muitos temem.

Dr. Artur Boschi

Médico Internista e Endocrinologista

CREMERS 29640

ree


 
 
 

Comentários


bottom of page